terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL INVESTIGA PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA EM TRÊS CORAÇÕES

Prezados leitores,

Por volta do dia 18 de janeiro, diversos moradores do Bairro Nova Três Corações, no município receberam uma carta da Caixa Econômica Federal pedindo para que eles desocupem o imóvel ocupado supostamente irregular conforme carta abaixo:

Entretanto, o que muitos moradores não sabem é que o Ministério Público Federal vem investigando este programa social desde o ano de 2015. Conforme portaria abaixo:
"MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA EM MINAS GERAIS PORTARIA N.º 22 DE _07 DE NOVEMBRO DE 2015. O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pelo Procurador da República signatário, no exercício das atribuições constitucionais conferidas pelo art. 129 da Constituição da República, e: a) considerando o rol de atribuições elencadas nos arts. 127 e 129 da Constituição Federal; b) considerando a incumbência prevista no art. 6º, VII, b, e art. 7º, inciso I, da Lei Complementar 75/1993; c) considerando que o objeto do presente procedimento se insere no rol de atribuições do Ministério Público Federal; d) considerando o disposto na Resolução n.º 23, de 17 de setembro de 2007, do Conselho Nacional do Ministério Público; e) considerando os elementos constantes na presente Notícia de Fato, que demonstram a ocorrência de possíveis irregularidades quanto ao sorteio dos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida em Três Corações/MG. Resolve: Converter a Notícia de Fato n.º 1.22.007.000056/2015-76 em Inquérito Civil Público, visando tomar as providências cabíveis, se for o caso, de modo a solucionar os problemas relacionados a supostas irregularidades cometidas pela Prefeitura de Três Corações/MG no sorteio de habitações populares do Programa Minha Casa Minha Vida. Proceda-se à autuação e aos demais registros pertinentes, publique-se e comunique-se esta instauração à 1ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, com cópia da presente, devendo ser providenciada a publicidade do ato, para os fins previstos nos arts. 4º, VI, e 7º, §2º, I e II, da Resolução n.º 23/2007 do Conselho Nacional do Ministério Público. Aguarde-se o transcurso do prazo de resposta aos Ofícios PRM/VGA/GAB n.º 0645 e 0646/2015 e, não se obtendo, reiterem-se em seus ulteriores termos. PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VARGINHA – MINAS GERAIS Rua Júlio Cézar de Oliveira, Nº 134, bairro Jardim dos Pássaros, CEP 37.026-380 E-mail: prmg-vga-jur@mpf.mp.br - Telefax: (35) 3690-5300 /prpe/files/unico/integras/193/19385979.doc MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA EM MINAS GERAIS Cumpra-se. Varginha (MG), 07 de dezembro de 2015. MARCELO JOSÉ FERREIRA Procurador da República".
O morador que recebeu a carta deve procurar a Caixa imediatamente e fornecer as informações necessárias, pois, o gerente geral da Caixa de Três Corações tem até o dia 06 de março para enviar as todas as informações recebidas ao Ministério Público Federal, e, assim o Procurador tomar uma decisão. O morador também pode se deslocar até a sede do MPF em Varginha, e, fornecer diretamente ao órgão as informações. Lembrando que é proibido a venda de imóvel do PMCMV. Quanto ao aluguel também é proibido, deixo a dica para que o locador leve no MPF os comprovantes de pagamento do aluguel, e, informar que não tem para onde se mudar, e, não possui casa própria e que se enquadre no perfil do programa. Mas, o importante é não deixar de prestar as informações.
Para contatar o MPF você pode ligar para (35)36905300.